Entrevista para o Sindcont-SP

Cristina Monteiro: psicologia para otimizar o ambiente de trabalho

Postado em 17/02/2016.

Cris_Mini

A psicóloga Cristina Monteiro tem como missão usar seus conhecimentos para ajudar a funcionários e empresas a aperfeiçoarem o seu potencial e crescer. Ela admite que nem todas as empresas compreendem a importância do investimento em capital humano, mas sabe que aquelas que o fazem, destacam-se em vantagem competitiva frente às demais.

“Acredito que hoje em dia, muitas empresas têm interesse em ter acesso a esse tipo de trabalho. A Psicologia ajuda-nos a compreender o comportamento humano em termos de tendências, competências, possibilidades, limitações e desafios. Nas empresas, meu trabalho é, essencialmente, trabalhar a resiliência daqueles que ali se encontram, principalmente no caso do profissional contábil que enfrenta um conjunto de desafios a superar todos os dias. Acredito em um trabalho continuado de treinamento e desenvolvimento, despertando o potencial da equipe de colaboradores. Diante disso, novos rumos podem ser vislumbrados, novas oportunidades e realizações, tanto em termos individuais, quanto da lucratividade da organização”, explicou.

Cristina é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, como Coach pela Sociedade Brasileira de Resiliência, Orientação Profissional e de Carreira, e atualmente se especializa em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Lacaniana.

O seu amor pela Psicologia começou ainda na infância. Monteiro conta que desde bastante jovem foi assistida por professores particulares e psicólogos, o que despertou o desejo de retribuir tais serviços que tiveram, para ela, um valor inestimável. Assim, escolheu cursar Psicologia, pois acredita que o mais importante da vida é superar quaisquer barreiras e buscar a felicidade e a realização, além de proporcionar, aos outros, o mesmo em suas conquistas.

E não se arrepende da escolha. “A Psicologia é uma faculdade fascinante: você conhece a si mesmo e começa a olhar o mundo com outros olhos. É preciso enfrentar a nós mesmos para um dia podermos estar frente a frente com o outro, tratando clinicamente ou orientando. O que se percebe, de modo geral, no perfil de quem escolhe esta faculdade é muito amor ao trabalho, à vida e um desejo de causa humanitária”.

A paulistana é apaixonada por livros, mas não apenas por lê-los: também por escrevê-los. Com isso, já tem duas coletâneas publicadas: Água, terra, fogo, ar, crônicas elementais, pela editora UAPÊ, e Gente (crônicas), pela editora Oficina, com crônicas literárias. Cristina também escreve artigos e mantém um blog (https://resilienciaevida.wordpress.com/), que alimenta duas vezes por semana.

Ao longo dos anos, sua experiência profissional foi bastante diversificada. “Eu sempre fui interessada por diversas as áreas, desde a área da educação, clínica, saúde, social e empresarial. A Psicologia permite que tenhamos um olhar bastante amplo para a vida e para as instituições”. A profissional acabou optando pela área clínica, coaching e de palestras e treinamentos. “Trabalho tanto no sentido de saúde mental, quanto no sentido psicoprofilático com resiliência, planejamento de carreira e treinamentos comportamentais. Atualmente sou sócia da empresa “Ponto de Palestras e Treinamentos”, com o meu pai, na qual trabalho com palestras, treinamentos e workshops para desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas físicas e organizações”.

http://www.sindcontsp.org.br/menu/noticias-sobre-o-sindcont-sp/id/3584/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *