“Inúmeras oportunidades surgem no nosso dia a dia. Aproveitamos ou deixamos passar despercebidas? Vamos extrair a essência de cada uma para o desenvolvimento humano. Esse é o processo de coaching.” Damião Freitas Jr.
O que é e para que serve o coaching
Coaching é um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento de modo que seja possível atingir um objetivo, focado nos principais valores de ordem pessoal ou profissional, além de enxergar e dissolver dificuldades que estejam gerando stress, desenvolvendo confiança e tomada de decisão.
Acontece geralmente entre duas pessoas, coach (profissional) e o coachee (cliente), em que se estabelece uma conexão positiva baseada em sinergia e integração, estabelecendo o rapport em que haja uma entrega do coachee – com confiança, respeito e confidencialidade – para o atingimento de um objetivo de forma equilibrada, com foco no seu desenvolvimento.
O coaching tem por enfoque inicial a mentalização do objetivo e visa ser uma ponte para o futuro, com suporte necessário, a fim de reverter ou reinscrever um comportamento indesejado a partir da reavaliação de crenças limitantes auxiliando na construção de novos padrões mentais.
Sobre o processo de coaching
Tem por base a Psicologia Positiva e Cognitiva. Foco no presente e no futuro desejado, e resgate das experiências passadas de sucesso. Ao longo do processo de coaching, buscaremos compreender as áreas de maior e menor vulnerabilidade. São trabalhadas inicialmente as áreas de maior vulnerabilidade, tendo em vista o objetivo estabelecido. É definida uma tarefa semanal, baseada em tempo + espaço.
Coaching: perguntas-chave para a definição do objetivo
Who Quem: É com você mesmo.
What O que você busca hoje?
When Para quando?
Why Por que isso é importante?
How Como chegar lá?
How much Quanto (sentido financeiro)?
How far Quanto falta (distância)?
Passos do coaching
- Ouvir a demanda do coachee;
- Coachee realiza o Quest-Resiliência;
- Com os resultados, é possível compreender as áreas de maior e menor vulnerabilidade;
- São trabalhadas as áreas de maior vulnerabilidade, tendo em vista o objetivo estabelecido;
- É definida uma tarefa semanal, baseada em tempo + espaço.
A seguir, acesse o link deste blog para saber algumas nuances envolvidas nesses processos de autoconhecimento e melhoria de performance: do que você precisa?
Mudando padrões mentais e comportamentos
Um padrão de comportamento é uma maneira, um modo de agir que se repete diante de situações consideradas semelhantes. Nesse processo ocorre o reconhecimento de mecanismos de autossabotagem: tendência a repetir comportamentos destrutivos, com dificuldades em reconhecer tais comportamentos, em ciclos viciosos não conscientes.
A resiliência no coaching como suporte para o processo de mudança
Com o desenvolvimento da resiliência nesse processo, ir além de apenas atingir objetivos ao proporcionar equilíbrio para a vida a partir do autoconhecimento. Com a ampliação da consciência, é possível fazer escolhas, reconhecer e refazer limites, e transcender às nossas limitações.
Quer ter alguma referência mais real? Segue depoimento de um processo de coaching recente (2018): clique aqui e confira.
Referência:
PERCIA, André., SITA, Mauricio. Novo Manual de Coaching: o guia definitivo para o alcance de resultados e mudança de vida. São Paulo: Literare Books International LTDA, 2016.
Sigam-me,
Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Coach, Palestrante, Psicanalista. Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (controle do estresse). Ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome da sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.
Contate-me: contato@cristinamonteiro.com.br