Nos bastidores do último workshop

DSC01813

Neste último sábado, 18 de julho de 2016, tivemos um workshop intitulado “O desafio de fazer acontecer”, na Casa Jaya, Zona Oeste de São Paulo. O que este encontro teve de especial?

Os participantes resgataram suas histórias de sucesso e, também, tentativas de sucesso mesmo enfrentando insucessos. Em nossas trajetórias em busca de sonhos, lidar com o fracasso faz parte de algo doloroso e vital, e tende a nos tornar ora apreensivos demais ora resilientes.

Foi rica a troca entre os participantes. Cada um com suas histórias mostrou-se próximo dos demais em termos do que tiveram que abrir mão e do que realmente buscavam para suas vidas. O que valeu a pena e o que deixou a desejar. Como lidamos com aquilo que ficou no vazio é o grande desafio, pois isso nos torna vulneráveis frente a novas buscas. Às vezes, em vão, tentamos significar o que dispensa significados… Nesse momento, é válido dar um novo sentido às conquistas e derrotas, resgatar o espírito crítico em cada um de nossos tropeços, reconhecer-nos responsáveis e “causa” de nossa história, deixar a culpabilização e a vitimização para trás… Enfim, retomar o comando do nosso caminhar.

A grande questão que fica é: o que vale são os esforços, a energia e o entusiasmo. Quando atingimos o que almejamos é muito grandioso, mas o que lembramos, em grande medida, é da nossa virilidade. Aquilo que conquistamos, depois de um tempo, até perde o brilho… E quando não conquistamos, as dúvidas nos corroem. É preciso livrar-se desses gatilhos mentais que nos puxam para lá e para cá aprisionando-nos, e estar sempre no comando de nossas vidas. Em equilíbrio, buscando resiliência.

Cristina Monteiro – Psicóloga Clínica (PUC-SP), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Coach em Resiliência pela SOBRARE (Sociedade Brasileira de Resiliência) e Palestrante (Ponto de Palestras e Treinamentos). Atende em psicoterapia (abordagem psicanalítica) e coaching. Autora de diversos artigos corporativos e científicos, livros e deste blog. Budista, apaixonada pela vida, pelas reflexões e pelas palavras que contornam e elaboram novas possibilidades de existir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *