Como funcionam os projetos?
O termo “projeto” vem de “projétil” que significa arremessar, atirar longe e compreende planejar de modo ordenado para seguir uma ideia ou propósito de modo a pautar-se num plano de ação intencionado. Pode ser considerado, assim, uma abertura para possibilidades amplas de encaminhamento e de resolução.
Os projetos nos possibilitam de modo não-linear e relacional e, por meio de múltiplas linguagens, um novo olhar para a nossa relação com espaço e tempo, com o diferente que se apresenta a cada instante e o modo como nos relacionamentos com ele: inserindo-o de modo prático naquilo que já é tido como aprendido.
As etapas de um projeto podem ser estruturadas em: definição do problema; planejamento do trabalho; coleta, organização e registro de informações; e avaliação e comunicação.
Projetos e possibilidades
Nos projetos há a possibilidade de um entrelaçamento mais proativo e organizado entre o novo e a tradição. Abrangem momentos de autonomia e de dependência, bem como de cooperação governada por uma autoridade mais experiente, mas que possibilita a liberdade. O intuito consiste em trabalhar a trama entre o sonhar e o caráter operatório (o fazer).
Os projetos trabalham com a noção de um percurso dinâmico, no qual forma e conteúdo se auxiliam mutuamente, sensível ao ritmo comunicativo. Mas cabe mencionar que não é apenas uma projeção do futuro, mas a introdução do inédito no agora, fazendo uma nova história. É, pois, o “futuro a fazer”, uma ideia compreendida em ato. Assim, fazemo-nos na construção de um quebra-cabeça sem moldes prévios, em que todas as peças estão disponíveis e a coerência se organiza no contexto e na ação.
A nossa vida com projetos
Podemos dizer que a vida é um projeto em constante atualização. Projetamos diariamente, de modo automático ou intencional. O projeto automático é aquele em que deixamos “a vida nos levar”. Já o projeto intencional nos faz retomar as rédeas e cerzir de modo consciente cada escolha da nossa vida.
E, se não há vida sem desejo, de que valem as ações automáticas? Os desejos nos reconectam e nos reintegram, assim como os projetos que nos abrem portas para que possamos facilitar nossos caminhos de compreensão e aprendizado contínuos.
Referência:
BARBOSA, M.; HORN, M. Mas o que é projetar? Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, p.31-46, 2008.
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Grande abraço,
Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.
Contato: crifmonteiro@gmail.com