Coaching & Mentoring: caminhos possíveis pautados na Comunicação

Hoje irei abordar a importância da comunicação no desenvolvimento de projetos – aliás, pauta da nossa próxima reunião virtual, que acontecerá no próximo dia 24.04, às 20h.

“Quem se comunica, convence, e quem convence consegue o que quer”

comunciacao

Certa vez fui a uma palestra que tinha um título interessante: “Quem se comunica, convence, e quem convence consegue o que quer”. De fato, a comunicação é o principal recurso que temos no sentido de nos conectar ao meio, às pessoas e situações, além de nos permitir acessar nossos recursos e os de outrem na conquista de novas atitudes.

Os processos de coaching e mentoring: onde se interceptam e onde se diferem

coach-x-mentor

Coaching e mentoring são processos utilizados tanto no âmbito pessoal quando no profissional com foco em reflexões, escolhas conscientes, mudanças de comportamento, trabalhos com ganhos e perdas, ajustes (follow up) e alterações de planejamento. Eu costumo dizer que o grande valor desses processos consiste em olhar – e encarar – diversas vezes a si mesmo, sem fugir nem pestanejar, daquilo que temos tanta certeza sobre nós mesmos.

Em síntese, enquanto o coaching nos ajuda a subir uma montanha, o mentoring nos ajuda a escolher qual montanha subir. O coaching envolve metas de curto prazo. No entanto, um bom coaching acaba envolvendo um processo de olhar a longo prazo e, portanto, inclui o mentoring. Assim como, num processo de mentoring, precisamos desenvolver competências e a proatividade, com técnicas de coaching.

“A diferenciação das duas técnicas torna se importante para poder focar as forças no que realmente a organização precisa: seja de um mentoring para transmitir e ensinar por experiência vivida na carreira ou do coaching para desenvolvimento do potencial das equipes de trabalho.” (SILVA, 2015)

A base é, portanto, o diálogo construtivo. Como ressalta Melo (2013): “O coach ajudará a desenvolver uma postura receptiva ao diálogo, permitindo a construção de relacionamentos com base em valores como respeito, flexibilidade e cooperação. Essa estratégia ajudará na construção de parcerias envolvendo líderes e servidores na busca dos resultados esperados pela organização.”

Ambos são processos de mudança que não se ocorrem de forma súbita, mas num de acordo com um contexto que precisa ser avaliado, respeitado, questionado e modificado, e não baseados apenas em uma situação-problema ou em uma queixa específica.

Desconstruir para reconstruir

O mais interessante é pensar que, ao olharmos tantas vezes para as nossas certezas, de diversos ângulos, quebramos a imagem delas… Ficamos reféns de nossas próprias imagens cristalizadas e só num trabalho que envolve confiança, quebra e reconstrução podemos, de fato, recriar esta imagem, agora sim, com fortalezas e flexibilidade, num movimento resiliente porque por mais belo que seja, nos alfineta nas angústias do existir, do sonhar e das nossas fragilidades que irão surgir com novas roupagens para serem, finalmente, reintegradas.

Gostou?

Novidades em breve! Aguarde.

Referências:

MELO, Antônia Rosélia Cavalcante de. O coaching corporativo como ferramenta para maximizar a eficiência dos colaboradores e a produtividade da organização. Dezembro/2013 ISSN 2179-5568 – Revista Especialize On-line IPOG – Goiânia – 6ª Edição nº 006 Vol.01/2013 –dezembro/2013. Disponível em <http://especializandovencedores.com.br/uploads/arquivos/71aebf3641bcb9ad8897acf77447090c.pdf>, acesso em 17abr2017.

SILVA, Ezequiel de Paula, e BETIM, Ízalo Eduardo da Silva. Diferenças entre as técnicas de coaching, mentoring e aplicação nas organizações. Disponível em <www.admpg.com.br/2015/down.php?id=1861&q=1>, acesso em 17abr2017.

Grande abraço,

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *