Breve relato do projeto: Escuta Humanizada
Atuação na pandemia:
A experiência de atendimento psicológico virtual em grupo mostrou-nos que é possível ser eficiente fora do espaço clínico “ideal” para a emergência e o trabalho com saúde mental. Fomos além daquilo que inicialmente foi tido como dificuldade e olhamos para o que já existia: a demanda de profissionais da saúde de hospitais por uma escuta humanizada. Foi perceptível que todas aquelas condições eram compartilhadas: a dor, aquilo que falta, a possibilidade de elaborar diversos lutos deixados pela vivência da pandemia.
Os atendimentos:
Foi construído um clima de confiança propício para a formação de vínculos. Os limites estabelecidos foram, aos poucos, sendo transformados em contornos e dando segurança. A cada momento, um se tornava a referência, ajudando e sendo ajudado, reconhecendo-se em uma nova visão sobre si mesmo. E assim nossa trama foi tecida, mesmo sabendo que aqueles vínculos eram transitórios, mas foram mantidos vivos dentro de cada um.
Auxiliamos os beneficiários a construir sua “malha interna” usando suas próprias ferramentas e iniciando tal processo em conjunto. Esperamos que seja sempre possível compreender as diferentes texturas e os diferentes tons das linhas dessa malha, de modo que nosso trabalho – enquanto psicólogos e profissionais da saúde mental – nunca seja totalmente preenchido, mas deixe espaços vazios à procura do novo que irá surgir.
E que essa malha seja suporte para desequilíbrios e quedas, servindo de apoio para que se formem novos elos no tempo, entrelaçando histórias e entrelaçando vidas.
Quem pode participar deste projeto? Neste momento, estamos nos colocando à disposição para a formação de novos grupos. A condição para participar é ser um profissional de hospital (Hospital São Paulo / SPDM) e que tenha uma demanda para psicoterapia breve.
Os grupos acontecem 1 vez por semana, durante 1h30, e são formados de acordo com a disponibilidade de horário dos psicólogos e dos demais beneficiários, durando aproximadamente 10 encontros (3 meses).
Caso queira acompanhar nosso trabalho nas redes sociais: @escuta.humanizada
Vamos juntos,
Cristina Monteiro – Psicóloga (PUC-SP), psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), psicanalista e instrutora de Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (Mindfulness Based-on Cognitive Therapy – protocolo MBCT), em formação, pelo Mente Aberta (UNIFESP) em parceria com o Oxford Mindfulness Centre. Cursando especialização em Teorias e Técnicas em Cuidados Integrativos na UNIFESP. Palestrante e proprietária da empresa “Ponto de Diálogo e Reflexões”. Realiza atendimento com psicoterapia (Psicanálise) e com grupos (Programas de Mindfulness/Atenção Plena).
contato@cristinamonteiro.com.br
Instagram: cristinamonteiro_psicologa