Já dizia Rubem Alves:
“A vida precisa do vazio:
a lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta.
A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida.
Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito.
E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas.
A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio.
Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar.
São umas chatas quando não são autoritárias.
Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar.
A essas pessoas é fácil amar.
Elas estão cheias de vazio.
E é no vazio da distância que vive a saudade…”
Determinação como chave para o sucesso
No vídeo do TEDex: “A chave para o sucesso? A determinação”, , a psicóloga Angela Lee Duckworth defende que a grande chave para o sucesso consiste na determinação. Segundo ela:
“Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longuíssimo prazo. Determinação é ter resistência. Determinação é agarrar seu futuro, dia após dia, não apenas por uma semana ou apenas por um mês, mas por anos, e trabalhar bastante, para tornar real este futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não como uma simples corrida.”
Ela comenta que sabemos muito pouco sobre determinação, a Ciência sabe muito pouco sobre como gerá-la. E o mais intrigante: a determinação não está relacionada ou está inversamente relacionada com o grau de talento. E complementa que o que ela sabe de melhor sobre como gerar determinação foi algo chamado “mentalidade de crescimento”, termo desenvolvido na Universidade de Standford por Carol Dweck, e que consiste na crença de que a capacidade de aprendizado não é rígida, que ela pode mudar com seu esforço. Segundo esta pesquisadora, quando os alunos passam a saber sobre a plasticidade cerebral (como o cérebro se modifica e cresce em resposta a desafios), é bem mais provável que eles perseveram quando falharem (eles se tornam tolerantes à falha porque não acreditam que a falha seja uma situação permanente).
Então, conclui que a mentalidade de crescimento é uma boa maneira de gerar determinação. Mas acredita que é precisamos ir além: usar nossas melhores ideias, nossas intuições mais fortes, e precisamos testá-las: precisamos mensurar se tivemos sucesso, e precisamos estar dispostos a falhar, a errar, a começar de novo com as lições aprendidas. Em outras palavras, precisamos estar determinados a tornar nossos alunos mais determinados.
Otimistas: determinação e perseverança
E aqui eu me aproprio das palavras do filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, que comenta que este trabalho de persistir é um trabalho dos otimistas que, como ele, não se negam a tentar e não desistem, como os pessimistas costumam comodamente fazer.
O que tudo isso tem a ver com o vazio?
A partir da crença de que nada está dado e de que as coisas são possíveis e instáveis (não fixas), podemos criar, sonhar, testar e realizar até concretizar, desde que tenhamos sonhos e uma crença básica na vida e em nós mesmos. Tudo começa na nossa mente. E a vida é a base para a construção e concretização daquilo que almejamos.
Referências:
ALVES, Rubem. A vida precisa do vazio. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/NTkzMDUz/>, acesso em 03/11/2017.
DUCKWORTH, Angela Lee: A chave para o sucesso? A determinação. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/angela_lee_duckworth_grit_the_power_of_passion_and_perseverance?language=pt-br, acesso em 03/11/2017.
CORTELLA, Mário Sérgio. Otimista vs Pessimista. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7mZkNxNz7pA&vl=pt>, acesso em 03/11/2017.
Grande abraço,
Cristina Monteiro – Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Coach (Resiliência) e Instrutora de Mindfulness. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (controle do estresse). Ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome da sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.
Contato: contato@cristinamonteiro.com.br
Link permanente
Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.