Memórias de um Grupo de Carreira

dsc01934

O que ficou para você do nosso Grupo de Carreira?

 

Seguem baixo alguns depoimentos do nosso Grupo de Carreira:

 

Este ano, passei por algumas mudanças externas que também mexeram muito comigo internamente. Com o Grupo de Carreira, eu me permiti um espaço para pensar nas minhas necessidades, nos meus objetivos e nos meus próximos passos. Os exercícios de autoconhecimento foram muito importantes para resgatar uma visão mais positiva e flexível sobre mim mesma, e as experiências de troca me ajudaram à medida em que nos identificávamos uns com os outros e buscávamos agregar ao outro algo que pudesse ajudá-lo. O mais fantástico, no entanto, foi poder contar com o apoio profissional de duas psicólogas muito capacitadas, Cristina e Marisa, que, rapidamente, apreendiam nossas personalidades e formas de agir/reagir sem fazer julgamento, levando-nos a refletir mais profundamente e de forma imparcial sobre nós mesmos. (M.P.)

 

A forma como foi conduzido, sem induções, de forma livre para pensarmos em todas as direções. Também o compartilhar do grupo me enriqueceu muito, ouvir as dificuldades de cada um e as possibilidades que se formaram, foi muito gratificante. Poder ser ouvida, sem críticas ou julgamentos, permitiu uma clareza íntima, e sobretudo fazer as avaliações me permitiu um maior autoconhecimento, que, muitas vezes, fica somente no inconsciente, mas quando chamamos para o consciente faz muito mais sentido. (S.R.)

 

Aprendi que primeiro preciso olhar para dentro antes de olhar para fora, que para cuidar dos outros eu preciso cuidar de mim e não esperar que alguém faça isso. Aprendi a me ouvir, entender os sinais do meu corpo e respeitar os limites. Descobri alguns pontos fortes e fracos o que tem me ajudado a melhorá-los e pontecializá-los. (C.A.)

 

Resgatando o que foi o nosso Grupo de Carreira: uma possibilidade de escuta

Como funciona um Grupo de Carreira

Um grupo de carreira envolve pessoas que estão trabalhando ou que estão se preparando para novos tipos de trabalho, seja este um novo trabalho – um novo emprego, uma nova área de atuação, uma preparação para a aposentadoria – ou um novo olhar para o mesmo trabalho – aqueles que querem manter-se na escolha já feita, mas necessitam aprender a criar o próprio suporte para ter flexibilidade, aceitação e adaptação à realidade.

 

Tanto para ir para uma nova área quanto para criar novas formas de atuar na mesma área é preciso reconhecer que temos que lidar com nós mesmos, com os outros, com a vida e com o trabalho que realizamos (aquilo que entregamos ao mundo: produto ou serviço).

 

Trabalhando esses enfoques 

§  Eu comigo mesmo

Trabalho com autoconhecimento, por meio do autocontrole, da autoconfiança ao reconhecer-se num perfil comportamental. Capacidade de administrar-se emocionalmente diante do inesperado, de modo a saber lidar com situações de tensão com convicção e segurança.

§  Eu com o outro

Trabalho com empatia, interação, conexão e reciprocidade, com a conquista e manutenção de amigos e colegas na formação saudável de fortes redes de apoio e proteção.

§  Eu com a vida (valores)

Trabalho com sentido de vida e otimismo para com a vida, acreditando na vida com esperança, alegria e sonhos, mesmo sabendo de seu caráter instável e de nossa vulnerabilidade frente aos acontecimentos.

§  Eu com o trabalho

Trabalho com análise de contexto do trabalho em nossas vidas: o sentido do trabalho, a história do trabalho (construções ao longo do tempo) e a nossa relação com o que entregamos para o mundo e com o legado que realmente queremos deixar.

 

Reintegrando os conceitos

Considerar essas visões integradas e conectadas, torna-nos resilientes frente às situações de estresse que o trabalho nos impõe, levando em consideração seu caráter de sobrevivência e a possibilidade de expansão social e cultural que o nosso modo de trabalhar pode nos proporcionar.

 

E então, achou interessante?

Então escreva-me (crifmonteiro@gmail.com) e manifeste seu interesse.

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *