Entre o fim de um ano e o início de um novo, as pessoas se sentem prontas para um verdadeiro “ritual de passagem”. Repensam o ano que acabou, as conquistas, as derrotas, os sonhos que ficaram no papel, e, num papel em branco, refazem seus pedidos e contemplam os pedidos dos mais próximos.
E o que há de novo nisso?
O novo existe porque o discurso muda. Tanto o discurso externo, quanto o interno ganham uma nova chance de existir pautados na esperança e em expectativas positivas. O individual e o coletivo se entrelaçam e as pessoas se “permitem” a renovação.
Postura resiliente
Eis a questão: o novo discurso cria um sujeito disposto a uma nova ação. Esta nova ação pauta-se na possibilidade e na aposta, ainda que não tenhamos a certeza. Isso é uma postura resiliente. Além das características individuais que nos fazem mais ou menos resilientes, pode-se afirmar que é com base na experiência com essa construção e reconstrução de narrativas que nos fortalecemos.
A resiliência não é um discurso pronto, ela é uma construção, um discurso crítico, com pano de fundo positivo e focada na realidade e na ação.
Por que tendemos a desanimar depois de alguns dias?
Queremos, muitas vezes, que o nosso discurso seja a realidade. E, nesse momento, perdemos a chance de fazê-lo real. Apenas ao suportar a impermanência das situações é que damos contorno às nossas frustrações e consistência aos nossos desejos. Essa é a postura que faz-nos novos diariamente.
Referência:
SILVIA, K., DELL’AGLIO, D. e YUNES, M., Resiliencia E Psicologia Positiva: Interfaces, disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=01RSAy6gA0sC&pg=PA51&lpg=PA51&dq=discurso+resiliente&source=bl&ots=6frs0-_PO_&sig=CS_xmRJS9LQd7xd_yTpmiRuYv0I&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi4uLfol6TRAhWClJAKHYeUCCcQ6AEIHzAB#v=onepage&q=discurso%20resiliente&f=false>, acesso em 02.01.2016.
Grande abraço,
Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.
Contato: crifmonteiro@gmail.com