O poder do Mindset

“Quando as pessoas acreditam em traços imutáveis, estão sempre achando que correm o risco de ser avaliadas em termos de fracasso” Carol Dweck

 

Talento X Esforço

Em sua obra Mindset, Carol Dweck nos convida a refletir sobre o modo como pensamos também socialmente a respeito da aprendizagem.

Pensar sobre “sucesso” e “fracasso”, bem como sobre “talento” e “esforço” nos convoca a repensar os julgamentos que temos em relação a nós mesmos e aos outros. E não apenas isso: nos leva a refletir que nossa capacidade de aprendizado está diretamente ligada à plasticidade cerebral e ao desejo de aprender (“paixão” por aprender) e como essa questão moldou a nossa imagem de nós mesmos. E, numa via de mão dupla, reconhecemos que a imagem de nós mesmos irá influenciar diretamente a nossa capacidade de aprendizagem.

A palavra-chave aí são nossas crenças (a autora explica: mindset nada mais são do que crenças). E crenças aqui no sentido cognitivo: o que você acreditou sobre si mesmo e enrijeceu de modo que assume como verdade um “eu” que é de um jeito, que aprende algo e não aprende outro, que tem tais talentos e que oculta e se envergonha muitas vezes daquilo que não sabe.

Quero destacar também que a subjetividade é algo desenvolvido e construído na nossa relação com a realidade. Mas, incrivelmente, a subjetividade não precisa de um sujeito.

Nosso ego é que precisa de muitas definições para se apoiar e se sustentar para se projetar no mundo. É necessário aceitar esses constructos egóicos e reconhecer que eles têm algum sentido em nossas vidas.

Diante disso, Dweck nos propõe a pensar na necessidade de compreender nosso funcionamento mental: respeitar a “rigidez” do mindset fixo e buscar apoio e flexibilidade no mindset de crescimento, para garantir nosso apoio ao aprendizado.

 

Mindset Fixo (MSF) X Mindset de Crescimento (MSC)

 

    • Base do mindset:

MSF => Crença em traços imutáveis. Crê que o sucesso significa ser mais bem-dotado do que os demais e que o fracasso realmente nos classifica. Apresentam confiança frágil, podendo perdê-la diante do fracasso.

MSC => Nem sempre é necessário confiança. Mas há intenção e imersão.

 

    • Resultado X Processo:

MSF => Foco no resultado.

MSC => foco no processo.

 

    • Sensação de adequação e pertencimento:

MSF => geralmente acreditam que não estão no lugar adequado

MSC => sensação de adequação (mesmo quando muitos esterótipos negativos se manifestam).

 

    • Esforço:

MSF => “Quando (temporariamente) colocamos alguém num mindset fixo, que se concentra nas características permanentes, essa pessoa rapidamente passa a temer o desafio e a desvarlorizar o esforço.” (DWECK, p.18). Elas se recusam com medo de revelar suas deficiências. Querem sempre sentir-se seguras e não acreditam no esforço.

MSC => amam a si mesmas, veem beleza na imperfeição e aceitam livremente a mudança. “A paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho mesmo (e especialmente) quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Isso é o que permite às pessoas prosperar em alguns momentos mais desafiadores de suas vidas. (DWECK, p. 15 e 16)”

 

    • Exatidão:

MSF => “há pouca exatidão das pessoas em relação a suas capacidades”. Pessoas que colocam seus egos à frente das coisas e criam realidades mágicas nas quais seu brilho e perfeição são constantemente confirmados.

MSC => as pessoas são extraordinariamente precisas, porque estão abertas a informações exatas sobre sua capacidade, a fim de aprender com a experiência. Podem progredir com confiança baseada em fatos e não em fantasias a respeito do seu talento. A verdadeira autoconfiança reflete-se na sua disposição para crescer.

 

    • Talento:

MSF => foco no talento (precisam ser perfeitas e imediatas). Não se dão o luxo de serem um “vir a ser”, precisam ser logo. São imutáveis (ou você é ou não é, não dá para se tornar). Acreditam no “para sempre”. Êxito absoluto e imediato. Querem provar que são especiais e até mesmo superiores.

MSC => foco no aprendizado (querem algo difícil, em que se esforcem e que não conseguiam fazer antes). Sabem que é preciso tempo para que o potencial floresça. “Podem apreciar o talento, mas admiram o esforço, pois qualquer que seja a capacidade de alguém, o esforço é que deflagra a capacidade e a transforma em realização.” (p.50)

 

    • Fracasso:

MSF => Fracasso: eu fracassei, logo sou um fracassado (trauma permanente e temível). Adversidades engessam. Suas deficiências são vistas como algo intolerável.

MSC => Fracasso pode ser uma experiência penosa, mas ela não nos define. Consideram os reveses motivadores (informativos, nos fazem acordar).

 

    • Visão sobre o outro:

MSF => Concepção de “eu”. Acredita que os outros (ou as empresas) são anti-éticas e implacáveis. Reage violentamente a provocações e intimidações. Tem dificuldade em perdoar, porque sente-se marcados por uma rejeição ou pelo fim da relação. Crítica feroz a si e ao outro (tido como medíocre). A fim de evitar a humilhação alheia, isola-se. Não deseja mudar e creem que o mundo lhes deve seu valor.

MSC => Concepção de “nós”. Revê seu objetivo e pensa no que pode fazer para prosseguir no caminho e realizá-lo. Aceita o “não sei” e corre atrás.

 

Jornada de mudança para o Mindset de Crescimento (MSC):

 

  1. Abrace seu mindset fixo (lembrando que todos nós temos os dois mindsets).

 

  1. Identifique seus gatilhos mentais => saber o que desencadeia o mindset fixo: críticas, prazos, fracassos, ruídos, desentendimentos.

 

  1. Dê um nome à persona com mindset fixo. Como ela afeta os outros? O que ela nos faz pensar, sentir e fazer?

 

  1. Eduque sua persona. Leve-a na jornada com você.

 

  1. Exercite a compaixão. Entender que todo mundo tem um mindset fixo nos faz ter mais compaixão pelas pessoas permite que entendamos suas lutas.

 

Há muitas maneiras de flexibilizar o nosso mindset. Mas o primeiro passo e querer e desejar que a nossa mente e a nossa vida possam ser diferentes. É um processo poderoso e válido, mas é preciso ter cautela. Estou aqui para lhe ajudar.

E você? O que mais você pode fazer por você?

 

Sigam-me,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga (PUC-SP), psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), psicanalista e instrutora de Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (Mindfulness Based-on Cognitive Therapy – protocolo MBCT), em formação, pelo Mente Aberta (UNIFESP) em parceria com o Oxford Mindfulness Centre. Cursando especialização em Teorias e Técnicas em Cuidados Integrativos na UNIFESP. Palestrante e proprietária da empresa “Ponto de Diálogo e Reflexões”. Realiza atendimento com psicoterapia (Psicanálise) e com grupos (Programas de Mindfulness/Atenção Plena).

Contatem-me: contato@cristinamonteiro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *