Saiba como foi nossa reunião virtual sobre “Fazer Acontecer”

DSCN8768

Hoje fizemos mais uma reunião virtual do Ponto de Palestras e Treinamentos, sobre o tema: “Fazer Acontecer”. Abaixo iremos tratar os principais tópicos debatidos para que você se sinta parte deste grupo e participe dos próximos encontros.

 

O que nos paralisa?

  1. Medo
  2. Procrastinação
  3. Falta de preparo (competência)

 

Em todos os casos, percebemos que é preciso se a ver consigo mesmo (encarar a si mesmo) para darmos prosseguimento  a uma meta. Assumir a responsabilidade por aquele desejo ou necessidade e enfrentar a si mesmo e aos demais, em seus julgamentos.

Nem tudo você precisa fazer

É válido pensar que, por mais importante que seja a execução (o “fazer acontecer”), é preciso reconhecer que outras pessoas podem ser melhores que nós nesse percurso e que, portanto, devemos solicitar o seu serviço. Aqui, o delegar é uma atitude fundamental, que envolve confiança e troca.

 

Você sabe estabelecer prioridades?

Estabelecer prioridades envolve saber aonde se quer chegar e quais os principais caminhos que estão conectados a esse grande objetivo. Como num mind mapping (mapa mental), como segue abaixo, quanto mais distante do centro, menos importante para o atingimento do nosso objetivo.

uso_mapas_mentais

 

Verificar, por meio de métricas, se estamos nos aproximando de nosso foco ou se estamos simplesmente agindo.

 

O que está envolvido em ser organizado?

Muitos de nós acreditamos que precisamos organizar nosso ambiente de trabalho e há maneiras de fato práticas e úteis para isso a que devemos recorrer (ou mesmo prestadores de serviço que nos auxiliem).

No entanto, é importante reconhecer o quanto a desorganização nos mantém na zona de conforto daquilo que não precisa estar tão claro para nós. Essa questão subjetiva é tão ou mais importante do que a organização e nos remete a verificar o quanto somos de fato responsáveis pela nossa ação.

 

Saber cuidar das conexões

Com tato, diplomacia e empatia, reconhecer que precisamos uns dos outros para chegar a qualquer lugar.

 

Falta-nos uma cultura da excelência?

A excelência fecha com chave de ouro esse nosso trabalho. Ter excelência não é apenas entregar um produto ou serviço “perfeito”. Mas é, principalmente, conseguir contemplar a si mesmo e a seu objetivo diversas vezes, continuadamente, ajustando métricas e responsabilizando-se por todos os passos, de modo a garantir uma caminhada segura e uma consequência positiva que irá ter como fim o reconhecimento do outro.

 

Nossos agradecimentos aos participantes de hoje!!!

 

Próximo encontro virtual: 24.04.2017 às 20h sobre “Comunicação Efetiva”. Os interessados, favor enviar um e-mail para: contato@pontodepalestras.com.br. Até lá!

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

4 Comentários


    1. Oi Silvia! Agora que vi esta sua mensagem. Amanhã, 24.04, teremos mais um encontro. Espero que possa assistir. Irei divulgá-lo por e-mail e nas redes sociais. Um abraço, Cris

      Responder

  1. Boa noite Cristina. Eu estive em viagem e cheguei hoje. Infelizmente não pude acompanhar o seminário. Mas agradeço ter me enviado a sinopse do mesmo. Um abraço para você e para o Luiz Monteiro.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *