Ontem, 24.04.2017, Cristina Monteiro e Luiz Monteiro realizaram mais uma reunião virtual do Ponto de Palestras e Treinamentos.
Tema: Comunicação Efetiva
A reunião abordou a importância da comunicação em nossa vida pessoal e profissional.
Reconhecendo o diálogo interno: uma questão de escolha
“Diálogo interno” é uma expressão que é utilizada para nos atentarmos para nossos pensamentos, o que eles nos dizem, como se conectam com nossos sentimentos e como nos deixamos seduzir por eles, acreditando que são totalmente verdadeiros.
É importante reconhecer que a nossa mente é familiarizada com o negativo e com o sofrimento e, por isso, eles vêm tão frequentemente e é preciso estar atento para não se deixar levar, porque eles são apenas pensamentos. Essa técnica é a da “atenção plena” trabalhada em mindfulness, tema de uma de nossas palestras.
Depoimento poderoso
Uma das participantes ministra palestras internacionais e destacou a importância da comunicação em nossa atuação profissional, no sentido de destacar uma boa argumentação na defesa e na venda de seus serviços.
Cristina complementou que a comunicação tem forte impacto profissional e que quanto mais queremos nos destacar em nossa atuação, mais teremos que adquirir habilidades comunicativas.
Se observarmos, por exemplo, a diferença entre um cargo que não envolve grande poder de decisão de um cargo de alta responsabilidade (que envolve gerenciar pessoas, falar mais línguas, etc.), verificamos que a base é a comunicação.
Jogo da “Baleia Azul”: é mais do que influenciar
O jogo da “Baleia Azul” ou “jogo da morte” foi abordado nesta reunião como algo que domina e que substitui a figura de autoridade “segura” (como os pais) por uma figura de autoridade manipuladora e doentia (donos do jogo). Essa entrega envolve uma autoanulação total do participante e confiança, a partir de uma ausência completa de autoestima e uma adesão a algo que lhe é familiar: conectar-se ao desejo de se autodestruir.
Aqui estamos indo muito além de uma “comunicação poderosa” no sentido de uma comunicação externa (como uma influência): a comunicação externa se conecta com a comunicação interna (diálogo interno) que se encontra frágil e doente e, na familiaridade, se potencializa.
Inteligência emocional: resgatando o autocontrole
Relacionando o “Jogo da Baleia Azul” com a ideia de Augusto Cury sobre as janelas light e as janelas killer. Seguem alguns trechos de um capítulo de seu livro:
“As Janelas da Memória
A memória humana não é lida globalmente, como a memória dos computadores, mas por áreas específicas a que chamo de janelas. Através das janelas vemos, reagimos, interpretamos…
O mundo dos sentimentos possui as chaves para abrir as janelas. O medo, a tensão, a angústia, o pânico, a raiva e a inveja podem fechá-las. A tranquilidade, a serenidade, o prazer e a afetividade podem abri-las. A emoção pode fazer os intelectuais reagirem como crianças agressivas e as pessoas simples reagirem como elegantes seres humanos. Sob um foco de tensão, como perdas e contrariedades, uma mulher serena pode ficar irreconhecível. O que mudou? O grau de abertura das janelas.
Há três grupos básicos de janelas da memória: as neutras, que contêm milhões de informações numéricas, endereços e dados; as janelas light, que financiam o prazer, a tranquilidade, a serenidade e a lucidez; e as janelas killer, que alicerçam o humor triste, a ansiedade, a agressividade, a irracionalidade e as fobias. Em relação a este último grupo, algumas dessas janelas são tão poderosas que lhes chamo janelas killer power. Elas são lidas e relidas e destroem com facilidade a nossa tranquilidade, a nossa autoestima e o nosso prazer de viver.
O Eu, como líder da sua mente, deveria aprender a romper as fronteiras das janelas killer e a penetrar nas áreas das janelas light.”
Referência:
CURY, Augusto in Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis.
Grande abraço,
Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.
Contato: crifmonteiro@gmail.com