Na semana passada, em 25 de outubro, nós do Ponto de Palestras e Treinamentos realizamos um treinamento sobre Comunicação de Excelência no Terceiro Setor na JGA Treinamentos, zona Oeste de São Paulo.
Todo o nosso trabalho se baseou notadamente no desenvolvimento da responsabilidade que devemos ter em relação à nossa comunicação: “A responsabilidade pela comunicação é do comunicador (você), não do receptor (o outro)”, dos ganhos e perdas que temos ao nos comunicarmos do modo como costumamos fazê-lo. E, enfim, questionar o que vem a ser uma comunicação de excelência, quais os desafios e possibilidades que ela nos apresenta.
Os participantes trouxeram os problemas e soluções cotidianos que enfrentam. Colocar a emoção em uma comunicação, além da lógica dos argumentos, potencializa a comunicação pois nos atinge em um aspecto fundamental, de base, onde a comunicação nos faz comum, antes de fazer-nos singular.
Desenvolvemos a comunicação em diversos meios e discutimos as mudanças advindas da evolução tecnológica. O WhatsApp, por exemplo, apresenta uma comunicação assíncrona (em que posso falar com o outro ainda que ele não possa ou não queira naquele momento. Além disso, as modificações na comunicação acontecem concomitantemente – como é o caso do Google Docs, e as pessoas conseguem interagir com mais facilidade e eficiência). Tudo isso é bem diferente do que estabelecíamos até um tempo atrás (comunicação direta, em que tínhamos que estar diretamente em conexão para nos comunicarmos, seja pessoalmente ou via telefone).
A espontaneidade e a agilidade são ganhos e perdas da comunicação atual. Por um lado, ficamos mais “infantis”, libertos. Por outro, nosso “sim” vem antes de nossos limites básicos e a separação e imposição de limites e regras ficou ainda mais tênue. Assim, como se justificar depois de um aparentemente inofensivo “hahaha” no lugar errado, num grupo de WhattsApp com um comentário maldoso sobre o chefe?
E então, você já pensou onde sua comunicação tem te levado?
Grande abraço,
Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.
Contato: crifmonteiro@gmail.com
Link permanente
oi Cris, parabens por mais essa conquista!
Adorei o destaque para a comunicacao assincrona do What’s up.
Uma revolucao que certamente tem impactos sociais…ainda estamos aprendendo com isso e profissionais como voce, contribuem com alertas num mundo “automatizado”.
Sucesso!
Link permanente
Muito obrigada Raquel! É isso mesmo. Vamos nos inteirando das novidades que a comunicação nos alimenta. 😉 Um abraço, Cris.